Wednesday, July 28, 2004

Livros Espíritas online

Panorama Espírita:Livros Espíritas

Achei este site hoje, meio por acaso. Ele tem uma lista de livros espíritas para download. Não sei ainda sob quais condições os livros foram colocados, mas o site é bem estruturado, e parece seguir uma proposta muito séria de discussão e apoio ao estudo sério do Espiritismo. Vale a pena conferir o site.

Tuesday, July 27, 2004

86.400 segundos

Imagine que você tenha uma conta no banco, onde todo dia você começa com um saldo de R$ 86.400,00. A conta só tem uma condição: você precisa gastar o dinheiro todo em um dia. Fácil, não é? Quem não gostaria de ter uma conta assim?

Pois nós todos temos uma conta assim... chamada tempo. Todos os dias, temos 86.400 segundos para gastar, do jeito que quisermos. No dia seguinte, lá está a conta, com o mesmo saldo para que possamos gastar de novo. A pergunta que fica é: o que estamos realizando com este saldo diário? Há pessoas que passam a existência inteira em branco. Na sua lápide, fica a memória: "Nascido a 01-01-1930, falecido a 31-03-2000". E pronto. Nada no meio. Pior ainda são aqueles em que a lápide registra, como se fosse uma nota de rodapé: "Péssimo filho, péssimo marido, péssimo pai, péssimo profissional, péssimo amigo...". Será que algum de nós gostaria de deixar esta lembrança?

Pois o tempo que temos disponível nos permite escrever a nossa própria história. Nós podemos escolher utilizá-lo para nosso crescimento espiritual, ou dedicá-lo a atividades menos produtivas. Não há nada pior, para um espírito que se vai, a sensação de haver perdido o tempo que tinha disponível nesta vida. Se priorizamos o trabalho de forma incorreta, sem dedicar tempo à família; se não encontramos momentos para as coisas que realmente importam, e ficamos sempre à busca do sucesso material e profissional; o que é que levamos depois de partir desta vida?

Muitos esperam que a vida lhes apresente a oportunidade de melhorar, em um momento especial ou extraordinário. Mas podemos dedicar o tempo ao nosso engrandecimento a cada minuto. Podemos começar agora, não precisamos deixar para amanhã. Não precisamos lamentar o tempo perdido ontem, ou em todos os anos passados. Podemos, e na verdade precisamos, começar a aproveitá-lo já, de imediato. Que os nossos problemas não sejam empecilho para isso. Se o momento atual é de sucesso, o tempo é de realização. Se o momento é de tristeza, o tempo pode ser usado para reflexão da experiência. Se o momento é de descanso, porque não, se dele ainda precisamos para refazimento do corpo e do espírito? Mas que seja um momento digno e vivido de forma adequada. E assim por diante, sempre há o que fazer com o tempo que temos nas mãos.

Não podemos nos esquecer: é Deus quem nos dá todo dia o maior presente de todos, o tempo. O nome já diz tudo: hoje é um presente. O passado já foi, o futuro, este nós podemos escrever. Cabe a nós utilizar bem do tesouro que recebemos todos os dias.

Resumo livre, de memória, da palestra proferida no dia 26/julho/2004, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, em Uberlândia. Infelizmente, não tenho o nome da palestrante.

Palestras espíritas - uma boa surpresa

Pois bem, foi s� eu escrever ontem um pequeno 'resmungo' quanto à qualidade de muitas das palestras que já vi, e tive ontem uma das melhores palestras da minha vida. Simples, bem organizada, e profunda na mensagem e no seu poder de nos tocar. O tema era o tempo, e o sua abertura sugere um nome significativo: 86.400 segundos. Vou tentar escrever algo sobre esta palestra, hoje ainda, e postar no blog.

Monday, July 26, 2004

Palestras espíritas

Já frequento centros espíritas há alguns anos, com maior ou menor regularidade. Por razões diversas - mas principalmente, por mudança de residência ou trabalho - passei por vários centros, em cidades ou bairros diferentes. As pequenas diferenças ente um e outro já não me assustam, como a princípio, principalmente porque na maioria das vezes elas se referem a detalhes da forma, sendo que o espírito da doutrina permanece sempre o mesmo.

Uma coisa, porém, que me chama a atenção em praticamente todas as casas espíritas que frequentei, é o relativo descuido com o preparo das palestras. Não que falte boa vontade, ou mesmo a sensação de uma dedicação legítima ao tema e à Doutrina Espírita. O que ocorre às vezes é um despreparo básico, no sentido de definir um rumo claro para a palestra; objetivos bem definidos, começo, meio e fim.

Muitas vezes, vi palestrantes se perderem em meio ao tema, transformando uma palestra interessante em um monólogo cansativo e confuso; às vezes, por falta de preparo, o palestrante se permite sair do tema básico, deixando entrever nesta ou naquela frase a sua própria opinião, ao invés de um ponto de vista validado e sustentando pelas obras básicas da Doutrina Espírita. Outras vezes, fica impressão de que o palestrante está confiante na inspiração de seus amigos e guias, que o sugestionam e orientam dentro do tema de acordo com as necessidades do momento. Porém, considero que (com exceções justas), é dever do palestrante se preparar para este momento, da mesma forma que o faz se tiver que apresentar um trabalho de escola, ou em um encontro profissional. (Diga-se de passagem, palestras espíritas não são as únicas a sofrer com este fenômeno. Sermões de igreja, sejam católicos ou evangélicos, também sofrem da mesma forma, muitas vezes pela repetição de dogmas por ministros que não compreendem ainda corretamente os próprios princípios por trás do assunto em questão).

Pensando nisso, pensei: porque não organizar material de referência, como o do CVDEE, ou de outros sites similares, de tal forma a facilitar a organização e preparo de palestras espíritas? Por exemplo, dado um tema, poderia ser proposto um esquema para sua apresentação; indicar as leituras de preparação, os problemas mais relevantes dentro do tema, e mesmo antecipar perguntas da audiência. Para amarrar tudo, um bom esquema de divulgação entre os centros, visando a preparação adequada dos seus palestrantes.

Acho que nada disso que está proposto aqui é revolucionário, pelo contrário: está de acordo com os princípios básicos da Doutrina Espírita, que coloca para cada um de nós a necessidade nos prepararmos adequadamente para a prática do bem; e na verdade, talvez já seja prática comum, seja na forma proposta ou em outra melhor ainda, além do que eu consigo imaginar neste momento. Também admito que talvez minhas impressões sobre o tema sejam apressadas, ou preconceituosas; mas o sentimento que me anima, neste caso, tem bases legítimas, ainda que fundamentadas na minha própria opinião pessoal. Espero poder colaborar neste sentido.

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

Na minha busca por recursos interativos de divulgação espírita que fizessem uso pleno do potencial da Internet, encontrei este site excelente. Fica como dica para quem está buscando por maiores informações sobre o tema.

Espiritismo, Direitos Autorais e Publicação Eletrônica

O estabelecimento da Internet como meio de publicação e divulgação de informações vem causando grandes discussões a respeito do tema dos direitos autorais. Em se tratando da Doutrina Espírita, o tema tem uma dimensão especial.

A publicação dos livros espíritas é peça fundamental na forma como a Doutrina se estabeleceu, principalmente no Brasil. As obras impressas são sem dúvida a principal porta de entrada para novos adeptos, pessoas que muitas vezes adquirem um livro espírita por curiosidade, e que depois se aprofundam no tema adquirindo outros livros em sequência. Além disso, a receita proveniente da edição destas obras é importante para a sustentação da atividade de diversos núcleos. É uma forma válida de doação, à qual já está associado todo um sistema de operação, que envolve ainda as editoras e núcleos espíritas. Há pessoas que não se sentem confortáveis com a extensão que esta indústria alcança; independente destas opiniões, porém, há que lembrar que a indústria hoje existente já prestou, e continua prestando, serviços relevantes para a comunidade espírita brasileira. Sendo assim, este não será o foco da discussão atual

Um fato, porém, paira sobre toda esta questão: o sistema atual não se presta bem a uma exploração total das potencialidades da Internet como mídia. Livros eletrônicos são notoriamente fáceis de copiar, sem que o autor, ou o detentor dos direitos autorais, receba alguma coisa por isso. Assim, independente das motivações pelas quais a publicação impressa venha sendo feita, há uma barreira econômica significativa para a adoção da Internet como mídia de divulgação e estudo da Doutrina Espírita.

Pessoalmente, acredito que a Internet permitiria um contato mais rico com a obra espírita. Seria possível elaborar cursos interativos, por exemplo, uma discussão da obra de André Luiz, apontando links relevantes entre os diverentes textos, e com comentários feitos por autores reconhecidos. Os livros de referência poderiam ser disponibilizados em hipertexto, em versões de fácil consulta. Relatos específicos poderiam ser colecionados e indexados para pesquisa rápida. Tudo isso pode ser feito, de forma totalmente voluntária e colaborativa, usando para isso não apenas os recursos técnicos da rede, mas também a sua estrutura social, que foge de todos os parâmetros tradicionais.

Finalmente, resta um ponto frequentemente lembrado, a este respeito, que é a credibilidade (ou a possível 'falseabilidade') das informações disponíveis na Internet. Pois bem. Não há nenhum segmento mais zeloso quanto à credibilidade (pelo menos neste mundo) do que as instituições financeiras, e elas estão todas usando a Internet, assim como inúmeros jornais e revistas. O problema da credibilidade pode ser resolvido e atacado de inúmeras formas, seja através da tecnologia, seja através da divulgação. E mais importante: a ausência de informações claras da Doutrina Espírita na Internet abre sim, espaço para que outros tipos de informação, ou 'desinformação', sejam espalhados pela rede. Este é um risco muito maior do que qualquer outro que possa ser assumido através da livre publicação do material espírita.

Sunday, July 25, 2004

Editorial: Uma questão de equilíbrio

Comecei este blog com uma preocupação em mente, e ela não sai da minha cabeça.

Como conciliar a liberdade da Internet com a precisão e confiabilidade necessária a uma obra de caráter doutrinário?

A pergunta é mais complicada do que parece. A Internet é um meio de comunicação fantástico - mesmo com as restrições técnicas e econômicas inerentes ao nosso estágio de desenvolvimento, é a coisa mais democrática que o homem já criou. Porém, ela também cria novos problemas. Primeiro, na questão da autenticidade, que é fundamental para a credibilidade da obra espírita. E segundo, na questão financeira, pois o mercado editorial é sem dúvida importante do ponto de vista econômico para a manutenção de uma série de atividades essenciais.

Acho que a história do homem já viveu um momento parecido, quando Gutemberg inventou a prensa. E - não é mera coincidência - a grande marca da prensa de Gutemberg foi a impressão da Bíblia. Este evento ajudou a alavancar a força da Reforma; agora, era possível comprar uma Bíblia e guardá-la em casa. Dá para imaginar a revolução?

Agora, é tecnicamente possível disponibilizar toda literatura espírita em meios eletrônicos. Mas qual seria o ganho? E quais seriam os problemas? Como dissemos, há um argumento importante - credibilidade. Como garantir que o material postado é legítimo? Como evitar que pipoquem cópias falsas, ou apenas mal editadas, por aí? Outro argumento de peso, também citado acima, é a questão financeira. Generalizando, o que aconteceria se ninguém comprasse livro nenhum? Qual o incentivo econômico para continuar escrevendo, editando e imprimindo um livro?

Ambas as questões são importantes e relevantes, para que possamos entender como aplicar a Internet corretamente ao ambiente espírita. Neste caso, o equilíbrio é fundamental, para atingir uma abordagem balanceada, que possa explorar plenamente a tecnologia que temos hoje, mas que proteja os objetivos maiores do trabalho que está sendo desenvolvido.

Uma Enciclopédia Espírita Internacional!

Reformador - Julho/2004 - Enciclopédia Espírita

"Michel Ponsardin, de Lyon (França), comentou sobre o projeto de página eletrônica intitulada 'Enciclopédia Espírita', com o objetivo de reunir todas as informações disponíveis sobre o Espiritismo e que, nesta Reunião, passou a ter o apoio do CEI" (Conselho Espírita Internacional)
Esta é mais uma boa notícia - uma iniciativa internacional, uma Enciclopédia Espírita mundial. Só espero (sinceramente e sem ironia) que a iniciativa se caracterize pelo senso prático e pelos resultados palpáveis, e que não se perca em discussões sobre idioma (inglês? francês? esperanto? português? e por aí vai...), e muito menos em discussões sobre pureza doutrinária - até porque uma biblioteca não tem nada a ver com pureza doutrinária, pelo contrário - ela deve conter informações que ajudem qualquer pessoa, de qualquer orientação doutrinária, a encontrar a informação desejada.

Saturday, July 24, 2004

FEB - Federação Espírita Brasileira

FEB - Federação Espírita Brasileira

Depois de algum tempo procurando, finalmente achei o site da FEB - Federação Espírita Brasileira. Pode parecer estranho, mas quando pesquisei pelo termo 'espiritismo' no Google, o site da FEB não apareceu na lista. Acho que vale uma sugestão simples - que todo site de conteúdo espírita editado no Brasil, ou por brasileiros (inclusive o meu) coloque um link de retorno ao site da FEB. Claro, é só como recomendação genérica, a colocação fica a critério de cada um...

Voltando ao tema: o site da FEB é bem organizado, e tem um bom volume de conteúdo para pesquisa. Destaque para os livros básicos da Doutrina Espírita (o Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, o Evangelho Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e Obras Póstumas), disponíveis para download em formato PDF; e para o Reformador, revista mensal da FEB, que também está disponível no site.

Além dos arquivos mencionados, o site tem também outros artigos interessantes para leitura online. Entretando, o site também sofre de um problema comum: apesar da organização, a interface visual é um pouco confusa e cansativa para leitura online. A navegação é toda feita pelos menus; não há links entre os documentos, e falta um glossário que possa ajudar no entendimento dos temas pelos novatos e navegantes de primeira viagem. Em plena época de interatividade, o site parece um pouco rígido e sem vida e não dá a idéia de que haja uma comunidade viva ao seu redor.

Independente destas limitações, o site da FEB é uma referência obrigatório para o estudioso do espiritismo no Brasil, e vale uma visita periódica.

Espiritismo-Brasil

Espiritismo-Brasil

O primeiro site que estou revisando é o Espiritismo Brasil, que hospeda uma lista de estudos de temas espíritas. Assinei uma lista de mensagens, e devo comentar sobre a mesma assim que tiver recebido algo por pelo menos alguns dias. As listas de estudos parecem interessantes; são vários temas, com uma rotina semanal bem estabelecida, sendo que a cada dia um livro ou tema específico são estudados.

O site é bastante simples, e a navegação é trivial. As opções estão todas alinhadas no menu à esquerda, e o acesso ao conteúdo é direto. Tive apenas um problema, que reportei ao Webmaster: os acentos não apareceram corretamente. Pode ser por causa do meu browser (Mozilla Firefox), mas achei estranho porque o código fonte da página também apareceu corrompido quando eu pedi para ver.

O site dispõe também de links para download dos livros básicos da Doutrina Espírita a partir do site da editora da FEB, em formato PDF. O interessante é que eu não havia achado ainda o link da FEB, e por isso comecei por este site. O conteúdo do site é reduzido, mas o arquivo da lista mostra que a comunidade está ativa, e trocando mensagens ativamente.

Dedicatória

A todos os que buscam sentido para a vida, com uma perspectiva mais ampla do que os poucos anos que temos para nascer, crescer e trabalhar antes de deixar este mundo.

A todos os que acreditam que o espírito é eterno, e que nossa vida neste mundo não se resume senão a um estágio de aprendizado rumo à perfeição.

A todos os que se esforçam para melhorar um pouco a cada dia, mesmo que muitas vezes falhando sob o peso das próprias imperfeições.

Àqueles que, mesmo sem conseguir fazer muita coisa, acenderam no seu íntimo a certeza de que a vida - como um todo - faz sentido, e que todos nós fazemos parte dela.