Tuesday, December 18, 2007

Cano enferrujado

Cuidado com canos enferrujados.

A ferrugem se acumula lentamente dentro de canos antigos, de ferro, e vai bloqueando o fluxo de água. Chega uma hora em que não passa mais nada. É hora de fazer uma limpeza, soprando ar sob pressão para remover o excesso de ferrugem.

O problema é quando a ferrugem já consumiu todo cano. A limpeza abre um buraco no cano. A água sai suja na torneira, e começa a se infiltrar pela parede. É um desastre. Hora de quebrar e construir tudo de novo.

Quando acumulamos defeitos e vícios, somos como um cano que está se enferrujando. Usamos mal nosso potencial, e a ferrugem vai bloqueando nossa capacidade de agir corretamente. No momento em que acordamos para a realidade, a tentação é tentar limpar o cano de uma vez. Mas será que sobrou algo do cano ainda?

Ter estrutura para enfrentar os próprios vícios é importante e necessário. Limpar o cano sem tomar os devidos cuidados antes pode significar problemas. Disciplina, humildade e consciência dos próprios limites são necessidades básicas. A reconstrução será mais penosa se o cano já estiver comprometido além da conta. Por isso, o melhor é evitar a ferrugem, mantendo sempre os canos sempre limpos. Assim você terá água limpa por toda vida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home