Sunday, July 25, 2004

Editorial: Uma questão de equilíbrio

Comecei este blog com uma preocupação em mente, e ela não sai da minha cabeça.

Como conciliar a liberdade da Internet com a precisão e confiabilidade necessária a uma obra de caráter doutrinário?

A pergunta é mais complicada do que parece. A Internet é um meio de comunicação fantástico - mesmo com as restrições técnicas e econômicas inerentes ao nosso estágio de desenvolvimento, é a coisa mais democrática que o homem já criou. Porém, ela também cria novos problemas. Primeiro, na questão da autenticidade, que é fundamental para a credibilidade da obra espírita. E segundo, na questão financeira, pois o mercado editorial é sem dúvida importante do ponto de vista econômico para a manutenção de uma série de atividades essenciais.

Acho que a história do homem já viveu um momento parecido, quando Gutemberg inventou a prensa. E - não é mera coincidência - a grande marca da prensa de Gutemberg foi a impressão da Bíblia. Este evento ajudou a alavancar a força da Reforma; agora, era possível comprar uma Bíblia e guardá-la em casa. Dá para imaginar a revolução?

Agora, é tecnicamente possível disponibilizar toda literatura espírita em meios eletrônicos. Mas qual seria o ganho? E quais seriam os problemas? Como dissemos, há um argumento importante - credibilidade. Como garantir que o material postado é legítimo? Como evitar que pipoquem cópias falsas, ou apenas mal editadas, por aí? Outro argumento de peso, também citado acima, é a questão financeira. Generalizando, o que aconteceria se ninguém comprasse livro nenhum? Qual o incentivo econômico para continuar escrevendo, editando e imprimindo um livro?

Ambas as questões são importantes e relevantes, para que possamos entender como aplicar a Internet corretamente ao ambiente espírita. Neste caso, o equilíbrio é fundamental, para atingir uma abordagem balanceada, que possa explorar plenamente a tecnologia que temos hoje, mas que proteja os objetivos maiores do trabalho que está sendo desenvolvido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home